Novas abordagens no ensino de frações

08/07/2015

O Ensino de frações tem se caracterizado como uma das grandes dificuldades do atual ensino brasileiro em escolas. O importante, no estudo de frações, como, aliás, de toda a matemática não é enviar a todo custo a memorização de definições e regras, sem compreensão, é possibilitar um aprendizado mais saudável onde o aluno possa participar […]

O barato de Pitágoras [Vídeo]

30/06/2015

Olá pessoal! Este é um episódio do programa Mão na Forma (do MEC que vai ao ar no TV Escola) que foca nas teorias do filósofo e matemático grego Pitágoras, especialmente em como seu teorema, que pode ser aplicado a todos os triângulos encontrados na natureza e, até hoje, é importante para diversas aplicações no […]

7 fatos curiosos sobre a matemática

25/05/2015

Das duas, uma: ou a matemática era um dos seus piores pesadelos nos tempos de escola ou você pegou tanto gosto pelos números que resolveu seguir uma profissão relacionada a eles quando crescesse. Seja qual for o seu caso, não tem como não achar incrível a transformação dos números por meio de fórmulas e a […]

Escolas do Rio de Janeiro recebem kits de material pedagógico da MMP

02/04/2015

As 14 escolas municipais que aderiram ao Projeto “Fábrica de Matemática”, um convênio assinado entre o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), receberam os kits do material pedagógico. A cerimônia de entrega dos kits, contendo 25 itens matemáticos que somam cerca de 500 unidades ao todo, aconteceu […]

Escola gaúcha alia matemática e cidadania em projeto pedagógico

Uma discussão sobre o valor arrecadado pela professora para custear fotocópias usadas nas aulas de matemática deu origem a uma proposta pedagógica premiada. O projeto Aprendendo a Poupar, desenvolvido com alunos do oitavo ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Professor Mathias Schütz, em Ivoti (RS), foi um dos vencedores da oitava […]

Materiais Pedagógicos da MMP auxiliam subprojeto do PIBID no ensino da matemática

01/04/2015

Com o objetivo de fazer com que os conceitos matemáticos sejam compreendidos de maneira mais fácil pelos alunos dos ensinos Fundamental e Médio, o subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) adquiriu materiais pedagógicos que serão utilizados em sala de aula nas escolas integrantes […]

A História da Matemática – parte 3

30/03/2015

Continuando na nossa super série sobre História da Matemática (veja o primeiro episódio e o segundo episódio aqui), hoje teremos o nosso terceiro capítulo: As Fronteiras do Espaço. Neste terceiro episódio da série, veremos que resolver problemas matemáticos ganhou status de competição no século XVI, com prêmios generosos para os vencedores. Nessa atmosfera competitiva, não […]

Recursos matemáticos em multimídia para professores

25/03/2015

A Unicamp lançou o portal Matemática Multimídia, ou apenas M³, que é uma coleção de recursos educacionais multimídia e digitais desenvolvidos pela Unicamp com financiamento do FNDE, SED, MCT e MEC para o Ensino Médio de Matemática. São mais de 350 recursos educacionais no formato de vídeos, áudios, softwares e experimentos que ficarão disponíveis gratuitamente […]

Tipos de Professores vs. Tipos de Alunos [Humor]

20/03/2015

Quem nunca teve um professor um professor “bonitão” ou qual professor nunca teve aquele aluno “puxa-saco”? Estereótipos a parte, as Salas de Aula são muito mais divertidas do que parecem conta de “figuras” que conhecemos em nossa vida acadêmica. Pensando nisso, o pessoal do canal Parafernalha no YouTube preparou uma série de vídeos muito engraçados […]

Você conhece a história da Torre de Hanói?

09/03/2015

Torre de Hanói é um “quebra-cabeça” que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, […]

A História da Matemática – parte 2

03/03/2015

Continuando na nossa super série sobre História da Matemática (veja o primeiro episódio aqui), hoje teremos o nosso segundo capítulo: O Gênio do Oriente. O Ocidente muitas vezes esquece o grandes legado matemático que recebeu das civilizações orientais. Muitas das descobertas da Matemática que transformaram o mundo em que vivemos nunca receberam o devido crédito. […]

A História da Matemática – parte 1 [vídeo]

23/02/2015

Olá leitores! Hoje vamos iniciar um quadro sobre a história da matemática ao longo dos séculos. Esta série é uma produção da BBC e da Open University que resume 30 mil anos de desenvolvimento das ideias matemáticas que formam a base da nossa cultura, ciência e tecnologia. É conduzida pelo professor de Matemática da Universidade […]

A participação dos pais é fundamental na educação dos filhos, principalmente para Matemática

12/02/2015

O professor Osmar Nina Garcia Neto conversa com o apresentador Ederson Granetto, da TV Univesp, sobre a elaboração e o lançamento da Coleção Matemática para Pais e Professores. Assista:

O Cubo Soma como Ferramenta na Aprendizagem de Matemática

10/02/2015

A falta de interesse e o desenvolvimento caótico em relação à aprendizagem do ensino da matemática geram preocupações e motiva os educadores a buscar uma forma lúdica e de fácil entendimento. Com este intuito foi levado a sala de aula o trabalho com jogos. O emprego de jogos no aprendizado de matemática é benéfico, pois, […]

Nobel de Matemática pede mais verba para educação

06/02/2015

A presidente Dilma Rousseff recebeu no fim do ano passado o ganhador da Medalha Fields, considerada o Nobel da Matemática, Artur Avila, e representantes do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Academia Brasileira de Ciências, que sugeriram a ampliação dos investimentos federais em ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento. O matemático Jacob […]

Que tal 600 vídeo aulas de matemática, totalmente de graça?

04/02/2015

O projeto Calcule Mais, desenvolvido por Vandeir Vioti dos Santos com o apoio da Gets Design, tem alcançado centenas de cidades por todo o Brasil. Após uma semana do lançamento do novo site, as aulas já foram assistidas em mais de 330 cidades e mais de 70 países, apesar do foco ser a população brasileira. […]

Aprendendo com os blocos lógicos

03/02/2015

Os blocos lógicos são um material didático que permite trabalhar com identificação de formas geométricas, estabelecer relações entre tamanhos, discriminar as cores primárias, sequência lógica e classificação. Serve como apoio na construção de noções de conjunto, elemento, atributo, inclusão, exclusão, pertinência, subconjunto e intersecção. 

Ensinar matemática “contando os dedos” é certo?

29/01/2015

Por muito tempo desenvolveu-se a crença de que, para aprender Matemática, a criança não deveria utilizar o próprio corpo ou partes dele. Esta crença faz parte de uma cultura sobre a relação da Matemática com o corpo que extrapola os muros da escola. Acreditava-se que, sendo os objetos matemáticos de natureza abstrata, a contagem nos […]

Conhecendo o material Cuisenaire

28/01/2015

O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo. Foi criado pelo professor belga Émile Georges Cuisenaire Hottelet, que, durante 23 anos, o estudou e o experimentou na aldeia belga de Thuin.

Inserindo atividades lúdicas na alfabetização

26/01/2015

O lúdico pode ajudar a criança a alfabetizar-se, escrever e interpretar textos, a partir do momento em que ele a torna espectadora e interlocutora de atos de leitura e escrita. 

PNAIC terá novo cliclo a partir de Abril

23/01/2015

Está previsto para abril o início do terceiro ciclo do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), promovido pelo Ministério da Educação em parceria com universidades públicas e os sistemas de ensino de estados e municípios. O curso, presencial, qualifica professores das redes públicas da educação básica que lecionam em turmas de alfabetização, do primeiro […]

O uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática

20/01/2015

As dificuldades encontradas por alunos e professores no processo ensino-aprendizagem da matemática são muitas e conhecidas. Por um lado, o aluno não consegue entender a matemática que a escola lhe ensina, muitas vezes é reprovado nesta disciplina, ou então, mesmo que aprovado, sente dificuldade em utilizar o conhecimento matemático “adquirido”; resumindo, não consegue obter o […]

Repasses do Programa Dinheiro na Escola devem ocorrer na próxima semana aos municípios

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta que, apesar de um novo ano ter iniciado, o repasse da segunda parcela do Programa Dinheiro na Escola (PDDE) ainda não foi efetuado. Este é o primeiro atraso no pagamento, desde que o PDDE foi criado, em 1995. Para buscar explicações aos entes municipais, a CNM encaminhou ofício […]

Alunos do Mato Grosso melhoram seus índices com uso de material pedagógico

14/01/2015

Com o intuito de incentivar o gosto pela matemática e reforçar a importância da disciplina no cotidiano dos estudantes, a Escola Estadual Dom Vunibaldo, de Juscimeira no Mato Grosso, implementou uma ação que envolveu mais de 300 alunos com idades variadas entre 06 e 50 anos (do 1° ano à Educação Jovem e Adultos), nos […]