Escolas do Rio de Janeiro recebem kits de material pedagógico da MMP

02/04/2015

As 14 escolas municipais que aderiram ao Projeto “Fábrica de Matemática”, um convênio assinado entre o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), receberam os kits do material pedagógico. A cerimônia de entrega dos kits, contendo 25 itens matemáticos que somam cerca de 500 unidades ao todo, aconteceu no IFFluminense. O projeto visa à implantação de laboratórios de Educação Matemática nas escolas com 1º e 2º segmentos (do 2º ano ao 9º ano).

A gerente de Projetos Especiais da Smece, Ana Lúcia Tavares, que representou o secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, destacou a importância do convênio para as escolas da rede municipal de ensino. “Estes laboratórios vão servir como estímulo e incentivo para os alunos pesquisarem e pensarem a lógica matemática”, pontua.

Segundo o pró-reitor de Ensino do IFFluminense, Carlos Márcio Viana Lima, é preciso celebrar este momento de realização de projetos num caminho mais direto com as escolas. “Para que uma pátria seja educadora de acordo com o lema Pátria Educadora, é preciso de muitos momentos como este, quando as instituições saem das limitações dos seus cursos”, destaca.

A diretora da Escola Municipal Miguel Henrique Gomes, em São Martinho, Edilce Maria Louvain Monteiro, afirma que os materiais vão possibilitar que as crianças tenham um estudo diferenciado, saindo apenas da teoria para a prática. “A gente agradece esta oportunidade ao IFFluminense. Contamos também com o interesse dos professores, foi o que estimulou a gente a aderir ao projeto”, frisa.

Conforme o convênio, assinado em outubro do ano passado, o material é entregue às escolas na condição de cedido. Somente após a mostra pedagógica, que deve ser realizado no fim do ano, para exibir como foi a participação de cada unidade no projeto, os kits serão doados para a escola, de acordo com a avaliação feita pelo IFFluminense.

Além do kit, incluindo itens como Escala Cuisenaire, material dourado e Torre de Hanói, a parceria prevê a capacitação de formação continuada para professores da rede municipal, orientadores pedagógicos e coordenadores de Matemática da Smece, licenciandos e professores de Matemática do IFF. A primeira formação está prevista para o final de abril.

Participaram ainda da solenidade, o diretor geral do campus Campos-Centro, Jefferson Manhães; a diretora das Licenciaturas, Marlúcia Cereja de Alencar; a coordenadora da Licenciatura de Matemática, Mônica Souto Dias; a diretora pedagógica da Smece, Lucienne Beatriz Oliveira Soares; e representantes das escolas contempladas. Os kits foram entregues na sexta-feira (27).

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *