Material Dourado e Tabuada: Tudo a Ver!

31/10/2016

 

O Material Dourado é muito utilizado nas escolas para ensinar as quatro operações matemáticas, pois permite que o aluno entenda como funcionam as contas, ao invés de simplesmente decorar.

 

Falando em decoreba, isso acontece muito na hora de ensinar a tabuada! A criançada se esforça pra decorar quanto é 4×5, mas tem dificuldade de entender o porquê.

 

Para acabar com esse problema, e ajudar os alunos a entenderem a lógica da multiplicação, de que é uma “adição simplificada” e mais rápida, apresentamos um jeito diferente de ensinar a tabuada: com o material dourado!

 

É bem simples:

 

Primeiro, começamos com números menores, para não assustar: 2×3 (grupo 1). Montamos três grupos de dois quadradinhos (Que representam as unidades no material dourado), e pedimos para a criança contar. Ao chegar ao resultado, 6, peça para a criança colocar seis quadradinhos ao lado da multiplicação, para visualizar o resultado.

 

Agora é só seguir essa lógica e chegar às multiplicações um pouco mais complexas como 3×6 (grupo 2). Mostramos que agora são três grupos de 6, o 6 está aparecendo 3 vezes, e que o resultado é 18.

 

Agora é o momento de já ensinar que a ordem dos fatores não altera o produto, fazendo 6×3, e mostrando que o resultado também é 18 (grupo 3).

 

Já deu para entender a lógica, certo?

 

Se tiver tempo, é possível seguir esse passo desde 1×1 até 10×10. Vale a pena, e realmente faz diferença no aprendizado do aluno!

 

Dica 1: Para explorar melhor o Material Dourado, sempre que o resultado da tabuada terminar em zero, use os “palitinhos” que representam uma dezena (grupo 4).

 

Dica 2: Com essa lógica, as possibilidades e combinações são infinitas! Mesmo quando for aumentando o grau de dificuldade – e o valor dos resultados – das multiplicações, graças à versatilidade do Material Dourado.

 

A MMP tem várias opções de material dourado para você, incluindo ele em E.V.A., madeira ou plástico, clique aqui e confira.

  • Material dourado em EVA 6 ou 10 mm com 130 peças
  • Material dourado em Madeira, 67 e 611 peças.
  • Material dourado em Plástico.
  • Outras opções personalizadas de material dourado

E aí, gostou da sugestão?

Divida conosco sua experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *