facebook

A maior Fábrica de Materiais Pedagógicos para Matemática do Brasil

MMP Material Pedagógico para Matemática

Alunos do Mato Grosso melhoram seus índices com uso de Material Pedagógico

InícioBlog da MMPEducaçãoAlunos do Mato Grosso melhoram seus índices com uso de Material Pedagógico

Com o intuito de incentivar o gosto pela matemática e reforçar a importância da disciplina no cotidiano dos estudantes, a Escola Estadual Dom Vunibaldo, de Juscimeira no Mato Grosso, implementou uma ação que envolveu mais de 300 alunos com idades variadas entre 06 e 50 anos (do 1° ano à Educação Jovem e Adultos), nos períodos matutino, vespertino e noturno, com o uso do Material Pedagógico.

Segundo a diretora, Telma Gomes, a proposta surgiu por que a escola tinha alguns materiais encaminhados pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) específicos para o ensino de matemática e não utilizava. “O material não era utilizado por falta de conhecimento, ou o uso se restringia a ludicidade, sem articulação conceitual com a Matemática”.

As atividades seguiram com uma exposição com todos os materiais pedagógicos de matemática e jogos, explicando cada um deles e sua importância para o ensino da disciplina. Foi mostrada a maneira de utilizar o ábaco, material dourado, figuras geométricas, dominó das quatro operações, xadrez, dinheiro, tabuada de EVA, para ajudar na disciplina.

“Foi importante a divulgação do material, é mais uma possibilidade de aprimorar o ensino- aprendizagem em todas as áreas do conhecimento, principalmente a matemática” diz o estudante do 9° ano, Lucas Leoar Lima de Freitas.

De acordo com Telma Gomes, o intuito é oferecer subsídios para que os professores definam caminhos que vislumbrem novas práticas pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de Matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornando a aprendizagem mais significativa e possibilitando utilizar o conhecimento científico em situações do cotidiano. “Nosso objetivo é tornar a Matemática significativa pela sua contextualização em situações do cotidiano; aumentar os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); estreitar os laços da Escola do Campo e possibilitar novas estratégias de ensino e aprendizagem dos alunos”, enfatiza a gestora.

TRADUZIR »