Com o intuito de incentivar o gosto pela matemática e reforçar a importância da disciplina no cotidiano dos estudantes, a Escola Estadual Dom Vunibaldo, de Juscimeira no Mato Grosso, implementou uma ação que envolveu mais de 300 alunos com idades variadas entre 06 e 50 anos (do 1° ano à Educação Jovem e Adultos), nos períodos matutino, vespertino e noturno, com o uso do Material Pedagógico.
Segundo a diretora, Telma Gomes, a proposta surgiu por que a escola tinha alguns materiais encaminhados pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) específicos para o ensino de matemática e não utilizava. “O material não era utilizado por falta de conhecimento, ou o uso se restringia a ludicidade, sem articulação conceitual com a Matemática”.
As atividades seguiram com uma exposição com todos os materiais pedagógicos de matemática e jogos, explicando cada um deles e sua importância para o ensino da disciplina. Foi mostrada a maneira de utilizar o ábaco, material dourado, figuras geométricas, dominó das quatro operações, xadrez, dinheiro, tabuada de EVA, para ajudar na disciplina.
“Foi importante a divulgação do material, é mais uma possibilidade de aprimorar o ensino- aprendizagem em todas as áreas do conhecimento, principalmente a matemática” diz o estudante do 9° ano, Lucas Leoar Lima de Freitas.
De acordo com Telma Gomes, o intuito é oferecer subsídios para que os professores definam caminhos que vislumbrem novas práticas pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de Matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornando a aprendizagem mais significativa e possibilitando utilizar o conhecimento científico em situações do cotidiano. “Nosso objetivo é tornar a Matemática significativa pela sua contextualização em situações do cotidiano; aumentar os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); estreitar os laços da Escola do Campo e possibilitar novas estratégias de ensino e aprendizagem dos alunos”, enfatiza a gestora.