Com o objetivo de fazer com que os conceitos matemáticos sejam compreendidos de maneira mais fácil pelos alunos dos ensinos Fundamental e Médio, o subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) adquiriu materiais pedagógicos que serão utilizados em sala de aula nas escolas integrantes do programa.
São mais de 50 itens confeccionados em espuma sintética (espuma vinílica acetinada ou E.V.A.) que já estão sendo trabalhados com alunos do Ensino Fundamental Ciclo II e das séries do Ensino Médio das escolas estaduais Profª. Fleurides Cavalline Menechino, Durvalino Grion e Helen Keller, de Adamantina.
“Com esses novos recursos vamos fazer com que o aluno compreenda com mais facilidade conceitos matemáticos que, na teoria, são mais difíceis. Os alunos vão desenvolver as atividades e esses conceitos através da utilização de materiais concretos”, afirmou a coordenadora dos cursos de Licenciatura da FAI, Simone Leite Andrade.
A compra dos materiais pedagógicos foi possível por meio da utilização de uma reserva técnica, que é um dinheiro que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC), disponibiliza ao funcionamento do PIBID.
“Esse material que o PIBID conseguiu comprar através dessa reserva técnica vai contribuir significativamente para que os alunos da Educação Básica consigam realmente entender matemática”, esclareceu o diretor geral da FAI, Márcio Cardim.
Agora, com esse material didático em mãos, os supervisores do programa vão treinar os universitários da FAI que, por sua vez, utilizarão o material nas escolas para que os alunos tenham um entendimento melhor da disciplina.
“A ideia é, futuramente, estender a utilização desses materiais por meio da criação de laboratórios de matemática dentro das escolas integrantes do PIBID”, concluiu Simone Andrade.