Maria Montessori (1870-1952)
Maria Montessori nasceu na Itália em 1870 e foi, além de educadora, a primeira mulher a se tornar médica fisioterapeuta, pela Universidade de Roma.
Ela ficou conhecida pelo seu método inovador de ensino, com auxílio de materiais específicos que favoreciam o protagonismo da criança no seu processo de aprendizado.
Tudo começou quando Montessori criou o Material Dourado para trabalhar com crianças que tinham algum problema no aprendizado – portanto, ela queria a igualdade entre as crianças, dedicando-se a mostrar que essas crianças não precisavam apenas de tratamento médico, mas de educação.
Ao longo do tempo, notou que aquelas crianças, graças ao método adaptado, conseguiam acompanhar as outras crianças, e percebeu uma defasagem na educação destas, por isso decidiu construir um sistema que ajudasse não só crianças com problemas especiais, mas todas as crianças.
Assim, pouco a pouco, o método Montessori, que consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade, difundi-se pelo mundo.
Dentre as suas principais publicações estão “Desenvolvimento do Método Montessori”, de 1917, “O Método Montessori”, de 1912 e “A Descoberta da Criança”, de 1909. Para a Matemática, Maria Montessori é lembrada pela criação do material dourado.
LINHA DO TEMPO DE MARIA MONTESSORI
- Nasceu em 30 de agosto de 1870, na Itália;
- Foi a primeira mulher médica italiana;
- Estudou as crianças com deficiências psíquicas;
- Criou, em 1907, a primeira “Casa dei Bambini”, para crianças sem distúrbios, inovando em tudo os aspectos pedagógicos;
- Criou um método de ensino que abrange, hoje, da gestante, até ao bebê, à criança, ao adolescente, e ao professor especializado;
- Desenvolveu uma filosofia de autoeducação através da cultura, da responsabilidade e da libertação das potencialidades profundas do ser;
- Utilizou materiais concretos para representar conceitos abstratos;
- Lutou para uma nova concepção para infância, participando da elaboração do documento sobre os Direitos da Criança;
- Disse sempre que a metodologia que leva seu nome não estava concluída e que sua estrutura sempre permitiria adequações à cultura e à sociedade diversa;
- Responsabilizou a família, a escola e a sociedade pelo futuro do ser e da humanidade.