O “Material Dourado” foi criado por Maria Montessori (1870-1952), formada em medicina e encarregada da educação de crianças com deficiências, verificou que elas aprendiam mais pela ação do que pelo pensamento, desenvolveu então um método e material apropriado de ensino. Sua experiência foi muito bem-sucedida e Montessori concluiu que método semelhante poderia ter êxito com crianças normais.

Analisando os métodos de ensino da época, propôs mudanças compatíveis com sua filosofia de educação. Com mais liberdade que no ensino tradicional, onde as crianças acabam “dominando” os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem, Maria Montessori propõe que as crianças utilizem os materiais didáticos, entre eles o material dourado. Nas experiências concretas verificou-se a facilidade, compreensão e o entendimento das relações numéricas abstratas.Desta maneira o aprendizado se torna mais agradável e verifica-se que além da compreensão dos algoritmos obtém-se um notável desenvolvimento do raciocínio.

Material Dourado é na MMP

Excelente recurso para a compreensão do sistema decimal de numeração e para concretização das quatro operações, o material dourado também serve para cálculo da raiz quadrada e operações com os decimais. Acesse o link e conheça o Material Dourado da MMP.

[ivory-search id=”15820″ title=”Pesquisa – Blog”]

Cubo Soma: O Lançamento Magnético que Encantou a Bett Brasil 2025

Dentre os lançamentos magnéticos da MMP, o Cubo Soma foi o grande queridinho da Bett Brasil 2025. Todos que visitaram nosso stand ficaram encantados com a inovação e a simplicidade do produto, experimentando-o com entusiasmo. Foi comum ver professores, gestores e...