facebook

Escola gaúcha alia matemática e cidadania em projeto pedagógico

InícioBlog da MMPEducaçãoEscola gaúcha alia matemática e cidadania em projeto pedagógico

Uma discussão sobre o valor arrecadado pela professora para custear fotocópias usadas nas aulas de matemática deu origem a uma proposta pedagógica premiada.

O projeto Aprendendo a Poupar, desenvolvido com alunos do oitavo ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Professor Mathias Schütz, em Ivoti (RS), foi um dos vencedores da oitava edição do Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação.

De acordo com a professora de matemática Denise Brandão Kern, autora do projeto, alguns alunos consideravam alto o valor a ser pago pelas cópias. Ela propôs aos estudantes que anotassem todos os gastos. “Assim, poderiam identificar se aquele valor era justo”, esclarece. De acordo com Denise, o envolvimento dos pais e de outras pessoas da comunidade no processo de discussão e de reflexão sobre o tema enriqueceu a aprendizagem.

De março a outubro de 2013, os alunos participaram de diversas atividades, tanto em sala de aula quanto em passeios. Em visita a um supermercado, eles tiveram como tarefa anotar os produtos que custavam menos de R$ 1 e os preços daqueles mais consumidos nos lanches. Durante visita a uma agência bancária, conversaram com o gerente sobre o funcionamento do estabelecimento.

Outra atividade foi a abertura de uma conta de poupança da turma, com previsão de depósitos mensais. O total arrecadado ao final do projeto permitiu custear uma viagem de estudos ao Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. “Com o dinheiro economizado, conseguimos pagar o ônibus e os ingressos. E ainda sobraram R$ 6,50 para cada um”, revela a professora.

Em sala de aula, o conteúdo sobre números decimais foi trabalhado a partir dos valores pesquisados no supermercado. “As discussões ajudaram os alunos, que aprenderam a se posicionar com respeito, a ouvir e a argumentar”, esclarece a professora. “As aulas contribuíram na formação da cidadania.”

Reconhecimento

Para Denise, receber o Prêmio Professores do Brasil representa reconhecimento. “O trabalho de um professor, em nosso País, ainda é pouco valorizado, e a visibilidade que um prêmio como esse nos dá ajuda a acreditar que vale a pena ser professor”, enfatiza. “Estar entre os selecionados é uma forma de representar a classe dos professores que lutam dia a dia para fazer a diferença na educação no Brasil.”

Denise tem licenciatura plena em ciências e em matemática e mestrado em ensino de ciências exatas. Há 25 anos no magistério, ela diz esperar que sua influência seja sempre positiva na vida dos alunos e os ajude a fazer boas escolhas.

Fonte

[ivory-search id=”15820″ title=”Pesquisa – Blog”]

Volta às Aulas: Como Ensinar Matemática de Forma Divertida.

Com a volta às aulas, professores e pais estão constantemente buscando maneiras criativas e eficazes de engajar os alunos no aprendizado. O ensino da matemática, frequentemente percebido como desafiador, pode se transformar em uma experiência divertida e enriquecedora...

Passos para Ensinar Educação Financeira às Crianças em Casa.

Ensinar educação financeira às crianças em casa é uma prática fundamental para promover habilidades financeiras desde cedo. Ao incorporar materiais pedagógicos, como por exemplo o Kit Matemática Financeira da MMP, torna-se possível oferecer uma abordagem educativa...

O Impacto Duradouro da Matemática na Formação da Criança

A matemática é uma linguagem universal que permeia todas as áreas da vida e desempenha um papel crucial na formação da criança. Além de ser uma disciplina acadêmica fundamental, a matemática se estende além das salas de aula e se torna uma parte intrínseca do processo...

TRADUZIR »