facebook

A maior Fábrica de Materiais Pedagógicos para Matemática do Brasil

MMP Material Pedagógico para Matemática

A História da Matemática – Parte 2

InícioBlog da MMPCuriosidadesA História da Matemática – Parte 2

Continuando na nossa super série sobre História da Matemática (veja o primeiro episódio aqui), hoje teremos o nosso segundo capítulo: O Gênio do Oriente.

O Ocidente muitas vezes esquece o grandes legado matemático que recebeu das civilizações orientais. Muitas das descobertas da Matemática que transformaram o mundo em que vivemos nunca receberam o devido crédito. Esta é a história não contada dos matemáticos do Oriente que transformaram o Ocidente e deram à luz um novo mundo.

Na China, por volta de 200 a.C., a Dinastia Han estimulou estudiosos a compilar um livro conhecido como Os Nove Capítulos, que tentou recuperar e preservar para sempre as lições perdidas dos matemáticos chineses da antiguidade. O texto se dedica a resolver problemas práticos – do mundo real: como dividir terras e produtos, e como administrar trabalhos de construção.

A Índia foi a primeira civilização a desenvolver um sistema numérico com um símbolo para representar o zero – um dos grandes marcos no desenvolvimento da matemática. Aryabhata (476 – 550 d.C.) produziu um método para encontrar o valor de Pi que gera seu valor verdadeiro mais acuradamente que qualquer outro método contemporâneo.

No século 7 d.C, estabeleceu-se um novo regime com centro em Bagdá, que pretendia se transformar na maior usina intelectual do mundo. Fundou-se um novo centro de ensino, chamado de A Casa da Sabedoria, que se tornou ponto-focal das tentativas de reunir o conhecimento matemático da Grécia, da Índia e da Babilônia.

http://youtu.be/Gyz7-VxoA1I

 

O Impacto Duradouro da Matemática na Formação da Criança

A matemática é uma linguagem universal que permeia todas as áreas da vida e desempenha um papel crucial na formação da criança. Além de ser uma disciplina acadêmica fundamental, a matemática se estende além das salas de aula e se torna uma parte intrínseca do processo...

TRADUZIR »