O ensino da matemática é fundamental na formação de indivíduos críticos e capazes de lidar com situações do cotidiano que envolvem cálculos e resolução de problemas. Porém, muitas pessoas têm dificuldade em compreender os conceitos e aplicá-los em situações práticas. Uma das formas de melhorar o ensino da matemática é através do uso de materiais concretos, como o ábaco e o material dourado em plástico, que proporcionam uma abordagem mais visual e interativa para os alunos.
Neste artigo, vamos comparar o ensino da matemática tradicional com o ensino da matemática com uso de materiais concretos no Brasil e apresentar números sobre a diferença de aprendizagem.
O ensino da matemática tradicional é baseado na memorização de fórmulas e regras sem uma compreensão profunda dos conceitos subjacentes. Os alunos muitas vezes não conseguem visualizar como aplicar esses conceitos em situações do mundo real, o que pode levar a uma falta de motivação e interesse pela disciplina. Por outro lado, o uso de materiais concretos no ensino da matemática permite que os alunos vejam e toquem os objetos que representam os conceitos matemáticos, tornando a aprendizagem mais interativa e intuitiva.
O ábaco é um dos materiais concretos mais antigos e usados no ensino da matemática. Ele consiste em um quadro com hastes e contas que podem ser movidas para representar números e realizar operações matemáticas básicas. O ábaco permite que os alunos visualizem a adição e subtração de números de forma concreta e intuitiva, facilitando a compreensão dos conceitos matemáticos.
Outro material concreto amplamente utilizado é o material dourado em plástico, que é composto por cubos que representam unidades, barras que representam dezenas e placas que representam centenas. Esse material permite que os alunos vejam e manipulem objetos que representam números abstratos, tornando a aprendizagem da adição, subtração, multiplicação e divisão mais visual e interativa.
Um estudo realizado em 2016 comparou o desempenho de alunos de 1º e 2º anos do ensino fundamental que foram ensinados matemática usando o ábaco e o material dourado em plástico com alunos que foram ensinados de forma tradicional. Os resultados mostraram que os alunos que foram ensinados com materiais concretos tiveram um desempenho significativamente melhor em testes de matemática e demonstraram um entendimento mais profundo dos conceitos.
Além disso, os alunos que foram ensinados com materiais concretos apresentaram maior motivação e interesse pela disciplina. Isso pode ser explicado pelo fato de que o uso de materiais concretos torna o ensino da matemática mais divertido e interessante, e permite que os alunos desenvolvam uma conexão mais significativa com os conceitos matemáticos.
O uso de materiais concretos no ensino da matemática também pode beneficiar alunos com necessidades especiais, como aqueles com dificuldades de aprendizagem e deficiências visuais ou motoras.
Se você é gestor escolar que se preocupa com a qualidade do ensino de matemática e quer proporcionar uma experiência de aprendizagem mais interativa e eficaz para os alunos, a MMP pode ajudar. A MMP oferece uma linha completa de materiais concretos para o ensino de matemática, incluindo ábacos, material dourado em plástico, blocos lógicos, entre outros.
Os materiais da MMP foram desenvolvidos para proporcionar uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e intuitiva para os alunos, ajudando-os a entender melhor os conceitos matemáticos e a aplicá-los em situações práticas do cotidiano. Se você deseja melhorar a qualidade do ensino de matemática e ajudar os alunos a desenvolverem uma compreensão mais profunda e significativa da disciplina, clique aqui e conheça nossa linha completa de materiais concretos para o ensino de matemática.