A Prefeitura de Santo André segue incentivando os empresários da cidade. Como forma de estimular o aperfeiçoamento das empresas locais. Uma iniciativa da secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego em parceria com o Sebrae. Divido nas categorias “Excelência em Gestão”, “Responsabilidade Socioambiental”, “Contador Parceiro do Desenvolvimento” e “Desempenho Economia Solidária”, o prêmio tem participação totalmente gratuita para o empreendedor.
Segundo o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Ailton Lima, o objetivo não é apenas demonstrar reconhecimento para as empresas do município. “Queremos também estimular o empreendedor a preencher o questionário e receber o diagnóstico de gestão de sua empresa, para saber assim os pontos que ele já é bom e também os que precisam ser melhorados. Com isso, terá todas as condições para desenvolver seus negócios de forma sustentada e gerar mais emprego e renda no município, que é a razão da premiação”, disse o secretário.
Criado com o objetivo de estimular o empreendedorismo e valorizar a parceria do poder público com a iniciativa privada, o prêmio “Santo André Excelência em Gestão” premiou 96 empresas em 12 categorias em sua primeira edição. O prêmio visa incentivar o empreendedor andreense a melhorar os níveis de competitividade da empresa. A participação no evento foi gratuita e condicionada ao preenchimento de um questionário de gestão em que o empreendedor recebeu gratuitamente um diagnóstico detalhado de sua atividade, sabendo exatamente os pontos que ele necessita melhorar.
De acordo com o prefeito Paulo Serra, a premiação tem um valor simbólico por representar a parceria do poder público com as empresas. “É mais uma inovação nossa premiar, em parceria com o Sebrae e com as outras entidades, as boas gestões da iniciativa privada. Mostramos que a cidade acredita na parceria com a iniciativa privada. Me considero parte de uma nova geração de políticos que encara a gestão de uma forma diferente, até mesmo por acabar com a arrogância de achar que o poder público resolve tudo sozinho. Só entre os premiados, são aproximadamente 1.500 empregos gerados na cidade e valorizamos isso”, disse o prefeito.
Os vencedores do “Prêmio Santo André Excelência em Gestão” foram divulgados e homenageados na noite desta segunda-feira (27), no Teatro Municipal de Santo André, em evento que contou com a presença do prefeito Paulo Serra; da primeira-dama e presidente do Núcleo de Inovação Social, Ana Carolina Barreto Serra; e do secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Aílton Lima.
Ao preencher o questionário, cada empreendedor recebeu uma nota que indica seu atual nível de gestão. O questionário utilizado pela Prefeitura é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com a Gerdau e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), entidade com profundo conhecimento dos temas relacionados à gestão empresarial.
A partir daí, as empresas foram divididas em 12 categorias. Entre os destaques estão as empresas HS Contábil, vencedora da categoria “Melhor Colocado Geral”; e Sushi Eventos, ganhador de “Melhor MEI”. Na categoria “Indústria”, os vencedores foram MMP Materiais Pedagógicos, Center Fix, Confecções Keko, O Móvel Que Faltava e Pirulitando Confecções. Entre “Comércio”, os ganhadores foram Joaninha Brasil, Sawsteel Comércio de Laminas Serras, Tutto Natural, Nocaute Suplementos e Artigos Esportivos e Zete Cia do Sabor. Outra categoria que se destaca é a de “Serviços”, que teve como vencedores Atitude Um Novo Conceito Em Fisioterapia, Redemidia TV, Argon Informática, MKT Corretora de Seguros e Autoware Soluções.
Para o secretário Aílton Lima, da pasta de Desenvolvimento e Geração de Emprego, o prêmio foi considerado um sucesso e acontecerá anualmente. “A adesão foi muito boa e o prêmio vem em um momento muito importante por resgatar a autoestima de quem enfrenta todas as adversidades pelas quais o país tem passado. Temos conseguido recuperar esse espírito de empreendedorismo que o brasileiro tem e o andreense tem dado resposta com inovações, crescimento, índice de empregabilidade maior que o de desemprego, entre outras coisas. Isso tudo nos mostra que estamos na rota certa e o prêmio vem para coroar o trabalho que está sendo feito pela Prefeitura”, afirmou o secretário.
A Prefeitura de Santo André buscará estimular o preenchimento do questionário anualmente, para que o empreendedor possa planejar, executar e monitorar o aprimoramento de suas práticas em gestão de modo contínuo. Com as melhorias que o empreendedor irá desenvolver com os apontamentos do diagnóstico de gestão, poderá aumentar seus níveis de competitividade e, desta forma, crescer de maneira sustentável, gerando mais emprego e desenvolvimento no município.
FONTE: www2.santoandre.sp.gov.br