São materiais concretos que facilitam o entendimento e a fixação dos temas estudados nas aulas de matemática e que devem ser usados logo nas primeiras aplicações de cada novo conceito.
Estes materiais de laboratório são muito importantes porque permitem aos alunos manusearem os conceitos que estão aprendendo, minimizando, assim, a sensação de que a matemática é abstrata. Ao viver a experiência do contato com o material, o aluno aumenta sua capacidade de memorização do aprendizado, pois acrescenta para além da leitura e da audição, a cinestesia.
Como a maioria dos materiais exploram bastante a questão geométrica, o aluno consegue se familiarizar e ter uma melhor noção de espaço, de comparação e de encaixe das figuras geométricas, criando processos cognitivos de assimilação e associação com seu cotidiano, de modo que tais figuras passam a ser algo natural para ele.
Além disso, contamos com uma linha de jogos para criar um ambiente convidativo ao aluno, estimulando sua criatividade e emoções, de modo a desenvolver aulas que atraiam a atenção dos mesmos, gerando maior interesse.
Para que o material seja aplicado com excelência e alcance a máxima eficácia, faz-se importante seguir algumas dicas:
É fundamental que o aluno tenha um primeiro contato e manuseie livremente os materiais, antes da introdução do conteúdo, a fim de que tenha uma visão mais clara do que será explorado em aula.
Após esta etapa o cérebro do aluno estará preparado para a introdução dos conceitos matemáticos e poderá obter resultados fantásticos na aprendizagem, pois sua curiosidade despertou a atenção para utilização do material que deve, agora, ganhar uma funcionalidade.
A versatilidade deste material é comprovada pelo fato de que o mesmo pode ser utilizado tanto para a introdução dos conceitos, conforme exposto e também para a retomada de conceitos já aprendidos pelo aluno. Sendo assim, os materiais de Laboratório de Matemática também são excelentes do ponto de vista da revisão de conteúdo.
Sabemos que na matemática os conceitos são acrescentados aos estudos anteriores, gerando um conhecimento acumulativo, por exemplo: os alunos só terão um bom entendimento do que é elevar ao quadrado se souberem bem multiplicar, só saberão multiplicar se souberem bem somar, só saberão somar se souberem o significado das quantidades.
Assim, utilizando os materiais manipulativos o aluno terá de montar o jogo no assunto então estudado, lançando mãos de conceitos (que deveriam ter sido) já aprendidos e que podem ser retomados nessas atividades.
A maioria dos materiais são auto corrigíveis, o que significa dizer que, se o aluno não os montar corretamente, a solução o próprio material vai indicar um erro, que pode ser por meio de uma lacuna na figura ou por uma peça sobrando. Isto permite uma melhor autonomia e autoconfiança por parte dos alunos.
Devemos ressaltar que os alunos com necessidades especiais trabalham com o material de maneira igual aos demais, respeitando o ritmo de cada um, claro, gerando empatia, respeito e um excelente resultado na questão de inclusão.
Venha se juntar ao grupo daqueles que sabem que vão ganhar tempo e qualidade no ensino ao investirem suas aulas em Laboratório de Matemática!
Vejam nossos produtos: https://mmpmateriaispedagogicos.com.br/produtos/laboratorios/