facebook

O uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática

InícioBlog da MMPEducaçãoO uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática

As dificuldades encontradas por alunos e professores no processo ensino-aprendizagem da matemática são muitas e conhecidas. Por um lado, o aluno não consegue entender a matemática que a escola lhe ensina, muitas vezes é reprovado nesta disciplina, ou então, mesmo que aprovado, sente dificuldade em utilizar o conhecimento matemático “adquirido”; resumindo, não consegue obter o conhecimento necessário. O professor, por outro lado, consciente e procurando repensar seu método pedagógico, procura novos elementos e técnicas para um melhor aprendizado dos discentes, buscando novos métodos e aplicando materiais e jogos no ensino da matemática, tornando o ensino da matemática, aulas mais alegres e uma forma “diferente” de apresentar o conteúdo aos alunos. 

Materiais e jogos no ensino da matemática

A discussão sobre a importância dos jogos no ensino da Matemática vem se concretizando, pois as crianças possuem uma grande capacidade de raciocinar e colocar em prática sua capacidade de resolver situações-problemas, caracterizando objetos e buscando uma linha de resolução baseada em elucidações próprias. A proposta de um jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social, pois existem alunos que se “fecham”, tem vergonha de perguntar sobre determinados conteúdos, de expressar dúvidas, a Matemática se torna um problema para eles.

A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, buscar a cooperação mútua, participação da equipe na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo professor. Mas para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado e um jogo que incite o aluno a buscar o resultado,em suma, precisa ser interessante e desafiador.

A MMP

Conhecendo essa dificuldade, sua fundadora Marli Esteves Guimarães, licenciada em matemática, durante sua carreira, desenvolveu e aplicou o uso de materiais e jogos no ensino da matemática, obtendo grande sucesso na transmissão de conceitos matemáticos, a partir da concretização de elementos abstratos da compreensão matemática, levando os estudantes a pensarem e entenderem a Matemática de uma forma diferenciada.

A partir de maio de 2012, Talita Guimarães assumiu a direção da MMP empregando uma nova filosofia oferecendo produtos em EVA (borracha) resistente e atóxica de fácil manuseio, curto prazo na entrega de materiais, parceria com o Mathema (consultoria matemática), consultoria para montagem de laboratórios de acordo com o ciclo de ensino e quantidade de alunos. A MMP possui um catálogo de materiais pedagógicos para professores, escolas e alunos e  abrange diversas áreas do conhecimento matemático, contemplando o ensino infantil, ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio. Não perca tempo, entre no site e confira a diversidade de produtos da MMP: https://mmpmateriaispedagogicos.com.br/produtos

 

[ivory-search id=”15820″ title=”Pesquisa – Blog”]

Volta às Aulas: Como Ensinar Matemática de Forma Divertida.

Com a volta às aulas, professores e pais estão constantemente buscando maneiras criativas e eficazes de engajar os alunos no aprendizado. O ensino da matemática, frequentemente percebido como desafiador, pode se transformar em uma experiência divertida e enriquecedora...

Passos para Ensinar Educação Financeira às Crianças em Casa.

Ensinar educação financeira às crianças em casa é uma prática fundamental para promover habilidades financeiras desde cedo. Ao incorporar materiais pedagógicos, como por exemplo o Kit Matemática Financeira da MMP, torna-se possível oferecer uma abordagem educativa...

O Impacto Duradouro da Matemática na Formação da Criança

A matemática é uma linguagem universal que permeia todas as áreas da vida e desempenha um papel crucial na formação da criança. Além de ser uma disciplina acadêmica fundamental, a matemática se estende além das salas de aula e se torna uma parte intrínseca do processo...

TRADUZIR »