A neurociência afirma o quanto brincar é importante e que a característica principal de uma brincadeira está na liberação de transmissores que aprimoram o aprendizado sem provocar estresse, já que o cortisol, hormônio do estresse, faz com que a memória e aprendizado sejam prejudicados. Esses transmissores funcionam como forma de preparação para a aprendizagem.
Quando se está brincando, o cérebro da criança libera a dopamina, hormônio do prazer, que deixa a criança com a atenção ativada. Logo, sua capacidade de aprender é muito maior, já que a satisfação de ganhar e vivenciar algo novo libera o hormônio da felicidade no organismo. Além da liberação de noradrenalina, que influencia vários outros fatores que auxiliam no aprendizado.
Muitas crianças veem as matérias escolares e, até mesmo, a forma de ensino como algo muito complexo e a única maneira de se livrar daquilo é decorando os livros e não aprendendo. E por isso, a maioria deles, quando acaba o ano letivo, não se recorda de nada que aprendeu.
Então, ao trazer para a sala de aula um método de ensino que se assemelha a uma brincadeira, a criança fica muito mais receptiva ao estudo e aprendizado. Por isso, estimule o aprendizado através de materiais lúdicos e você verá uma mudança significativa em sala de aula!