facebook

A Matemática é uma das disciplinas mais importantes do currículo escolar. Além de fornecer ferramentas para a solução de problemas cotidianos, ela ajuda a desenvolver o pensamento lógico, a capacidade de análise e o raciocínio abstrato. Por isso, é fundamental que as escolas invistam em recursos que possam auxiliar no ensino dessa disciplina, como é o caso do laboratório de matemática da MMP.

Para que eles servem?

Os diferentes formatos de laboratório de matemática da MMP foram especialmente projetados para que os estudantes possam experimentar, manipular e explorar diferentes materiais que ajudam a aprofundar e solidificar os conceitos matemáticos.

A MMP Materiais Pedagógicos, por exemplo, oferece laboratórios de matemática com uma variedade de materiais, como ábacos, conjuntos numéricos, frações, entre outros, para que os alunos possam trabalhar todos os conceitos matemáticos de forma lúdica e aplicada no dia a dia.

Todos os ciclos de ensino podem usar os laboratórios?

Desde a educação infantil até o ensino médio, o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático é essencial para que os alunos possam compreender os problemas que surgem em sua vida cotidiana, bem como para seguir carreiras em ciências exatas. Por isso, é importante que as escolas incentivem e proporcionem experiências que estimulem a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes, e o laboratório de matemática da MMP é um excelente recurso para isso.

Além disso, o laboratório de matemática da MMP oferece benefícios específicos para cada ciclo de ensino. Na educação infantil, por exemplo, os alunos podem desenvolver a coordenação motora e a noção espacial através da manipulação de materiais como blocos e quebra-cabeças. Já no ensino fundamental, o laboratório de matemática pode ser utilizado para aprofundar os conceitos básicos, como adição, subtração, multiplicação e divisão, além de trabalhar a lógica, a geometria e as frações. Por fim, no ensino médio, o laboratório de matemática pode ser utilizado para estudar conceitos mais avançados, como trigonometria, cálculo de probabilidade e estatística.

Ele substitui outros materiais didáticos?

O uso do laboratório de matemática por sala de aula é importante para que todos os alunos possam ter a oportunidade de experimentar os diferentes materiais e atividades propostos. É importante destacar que o uso do laboratório não substitui os demais materiais didáticos, mas sim complementa e aprofunda o aprendizado, oferecendo uma experiência prática e lúdica para os estudantes.

Os materiais utilizados no laboratório de matemática são diferenciados dos materiais de sala de aula. Os materiais de sala de aula são mais voltados para a exposição e apresentação dos conceitos matemáticos, enquanto os materiais do laboratório são mais direcionados para a experimentação e exploração. Além disso, os materiais do laboratório são mais variados e podem ser usados para trabalhar conceitos específicos, como geometria, frações, entre outros.

Como os laboratórios de matemática da MMP podem ser utilizados na sala de aula?

Os laboratórios de matemática da MMP possuem diferentes materiais e recursos que podem ser explorados pelos alunos. Alguns exemplos são:

  • Blocos lógicos: são blocos de diferentes formas e tamanhos que podem ser utilizados para construir figuras geométricas.
  • Ábaco: é um instrumento utilizado para contar, realizar operações matemáticas e compreender os conceitos de valor posicional e dezena.
  • Linked Cubes – Cubos de encaixe: são materiais utilizados para trabalhar a formas geométricas espaciais, cálculo de soma, subtração, multiplicação e divisão, diferença de maior e menor, cálculo mental, entre outras atividades.
  • Geoplano: é um painel com pinos de plástico pregos (tirar a palavra prego) onde os alunos podem construir figuras geométricas utilizando elásticos coloridos.
  • Material dourado: é um conjunto em plástico e click (versão MMP) que representam unidades, dezenas, centenas e milhares. É utilizado para trabalhar os conceitos de valor posicional, adição, subtração, multiplicação e divisão.
  • Fichas sobrepostas: conjunto em plástico que se sobrepõem facilmente para leitura dos números, facilitando o entendimento de composição e decomposição dos números.

A MMP pode montar o laboratório de matemática de acordo com o tamanho das suas turmas e da sua necessidade, com maior ou menor número de itens.

Qual a diferença dos materiais dos alunos para os materiais dos professores?

Os materiais dos alunos e dos professores nos laboratórios de matemática da MMP possuem finalidades diferentes e, portanto, apresentam diferenças em suas características.

Os materiais de uso dos alunos são aqueles que são manipulados pelos estudantes durante as atividades em sala de aula. Eles têm como objetivo principal proporcionar uma aprendizagem mais significativa e lúdica, permitindo que os alunos explorem os conceitos matemáticos de forma mais concreta e prática. Alguns exemplos de materiais de uso dos alunos são: blocos lógicos, ábaco, material dourado, geoplano e fichas sobrepostas.

Já os materiais de uso dos professores são aqueles que podem ser utilizados para apresentação do uso do material concreto para a turma, como por exemplo, os materiais imantados, que podem ser fixados no quadro e levar mais visibilidade da atividade para todos os alunos da turma.

É um laboratório por sala de aula ou a escola pode ter um por ciclo de ensino?

A MMP oferece diferentes configurações de laboratórios de matemática para atender às necessidades de cada escola. É possível ter um laboratório de matemática por sala de aula ou um por ciclo de ensino, dependendo do objetivo e do tamanho da escola.

Um laboratório de matemática por sala de aula permite que os alunos tenham acesso aos materiais matemáticos de forma individualizada, o que pode facilitar o aprendizado e a compreensão dos conceitos matemáticos. Além disso, permite que o professor trabalhe de forma mais personalizada, adequando as atividades às necessidades de cada aluno.

Por outro lado, ter um laboratório de matemática por ciclo de ensino pode ser uma opção mais econômica e eficiente para as escolas que têm menos recursos disponíveis. Nesse caso, os materiais matemáticos são compartilhados entre os alunos do mesmo ciclo de ensino, o que pode estimular a colaboração e o trabalho em equipe.

Independentemente da configuração escolhida, é importante lembrar que o laboratório de matemática deve ser utilizado como um recurso pedagógico complementar às atividades desenvolvidas em sala de aula. Ele não substitui as aulas de matemática regulares, mas sim as complementa e enriquece, permitindo que os alunos tenham uma aprendizagem mais significativa e lúdica.

Fale com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar a sua escola a aumentar o ensino da matemática em 30% com o uso dos nossos materiais.

[ivory-search id=”15820″ title=”Pesquisa – Blog”]

Volta às Aulas: Como Ensinar Matemática de Forma Divertida.

Com a volta às aulas, professores e pais estão constantemente buscando maneiras criativas e eficazes de engajar os alunos no aprendizado. O ensino da matemática, frequentemente percebido como desafiador, pode se transformar em uma experiência divertida e enriquecedora...

Passos para Ensinar Educação Financeira às Crianças em Casa.

Ensinar educação financeira às crianças em casa é uma prática fundamental para promover habilidades financeiras desde cedo. Ao incorporar materiais pedagógicos, como por exemplo o Kit Matemática Financeira da MMP, torna-se possível oferecer uma abordagem educativa...

O Impacto Duradouro da Matemática na Formação da Criança

A matemática é uma linguagem universal que permeia todas as áreas da vida e desempenha um papel crucial na formação da criança. Além de ser uma disciplina acadêmica fundamental, a matemática se estende além das salas de aula e se torna uma parte intrínseca do processo...

TRADUZIR »