Entendendo que a matemática pode ser fascinante para o aluno e que isso depende, principalmente, do modo como é trabalhada, iremos apresentar a utilização de tangrans nas atividades ensino-aprendizagem.
Com o Tangram, o professor pode trabalhar variados conceitos matemáticos como lógica, frações, área, perímetro, figuras geométricas e suas propriedades entre outros, além de estimular a criatividade. Este quebra-cabeça geométrico milenar está cada vez mais presente nas mãos dos alunos nas aulas de Matemática. Alguns professores utilizam o tangram no estudo das figuras geométricas planas, quando na verdade ele pode ser utilizado no desenvolvimento e fixação de diversos conceitos.
Muitos alunos no ensino médio apresentam dificuldades de abstrair conceitos. Por que, então, não repensar os recursos que o Tangram para proporciona-lhes oportunidade de construir conceitos matemáticos de forma prazerosa e a partir da manipulação de materiais concretos?
Visando melhorar o planejamento e tornar as aulas de Matemática mais lúdicas, usando materiais pedagógicos eficientes que pode ser trabalhados de forma prática e concreta, como por exemplo, ângulos internos de um polígono, o Teorema de Pitágoras, área e perímetro de figuras planas, polígonos convexos e côncavos, entre outros, podemos utilizar o Tangram quadrado, o Tangram oval, o Tangram circular, o Tangram coração partido proporcionando um ganho de produtividade aos alunos surpreendente.
A MMP disponibiliza em seu catálogo com mais de 100 produtos os Tangrans Quadrado, Coração Partido, Oval ou Circular. Produtos confeccionados em EVA e de alta resistência. Conheça os Tangrans da MMP, clicando neste link.