A metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) tem como objetivo integrar diferentes áreas do conhecimento, como ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, de forma a estimular a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Essa metodologia tem ganhado cada vez mais espaço nas escolas, e a MMP se destaque no desenvolvimento de materiais concretos para aplicação da metodologia STEAM.
Os materiais da MMP são desenvolvidos com base em princípios da aprendizagem significativa, que busca relacionar os conceitos matemáticos com a vida cotidiana dos alunos, de forma a tornar o aprendizado mais concreto e prático. Além disso, a MMP busca integrar diferentes áreas do conhecimento em seus materiais, para que os alunos possam compreender a matemática em um contexto mais amplo.
Um exemplo de material da MMP que utiliza a metodologia STEAM é o kit de volumes e áreas, que permite aos alunos construir diferentes figuras geométricas utilizando peças em formato de poliedros. Esse material integra conceitos de matemática e arte, além de estimular a criatividade dos alunos na criação de diferentes formas.
Além disso, a MMP desenvolve materiais que estimulam a resolução de problemas e o pensamento crítico dos alunos, como é o caso dos jogos matemáticos. Esses jogos propõem desafios que exigem dos alunos a utilização de diferentes estratégias para a resolução, estimulando a criatividade e o raciocínio lógico.
A utilização de materiais concretos na metodologia STEAM tem se mostrado muito eficiente no processo de ensino e aprendizagem da matemática, pois permite que os alunos possam visualizar e manipular os conceitos matemáticos de forma mais concreta e prática. Além disso, a integração de diferentes áreas do conhecimento permite que os alunos possam compreender a matemática em um contexto mais amplo, o que contribui para uma aprendizagem mais significativa e duradoura.
É importante destacar que a utilização da metodologia STEAM nos materiais da MMP não se limita apenas aos conceitos matemáticos, mas sim a uma abordagem mais ampla de integração de diferentes áreas do conhecimento. Isso contribui para que os alunos possam desenvolver habilidades e competências que vão além da matemática, como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe.